Marcadores

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Um pouco de etimologia

Todos deveríamos nos interessar um pouco sobre etimologia (de nossa língua pelo menos), porque daí teremos um vocabulário melhor. Mas antes disso vejam uma pequena definição de etimologia segundo a Wikipedia:

Etimologia (do grego antigo ἐτυμολογία, composto de ἔτυμον e -λογία "-logia"[1]) é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e da explicação do significado de palavras através da análise dos elementos que as constituem. Por outras palavras, é o estudo da composição dos vocábulos e das regras de sua evolução histórica.

Algumas palavras derivam de outras línguas, possivelmente de uma forma modificada (as palavras-fontes são chamadas étimos). Por meio de antigos textos e comparações com outras línguas, os etimologistas tentam reconstruir a história das palavras - quando eles entram em uma língua, quais as suas fontes, e como a suas formas e significados se modificaram.

Os etimologistas também tentam reconstruir informações sobre línguas que são velhas demais para que uma informação direta (tal como a escrita) possa ser conhecida. Comparando-se palavras em línguas correlatas, pode-se aprender algo sobre suas línguas afins compartilhadas. Deste modo, foram encontrados radicais de palavras que podem ser rastreadas por todo o caminho de volta até a origem da família de línguas indo-européias.

A própria palavra etimologia vem do grego ἔτυμον (étimo, o verdadeiro significado de uma palavra, de 'étymos', verdadeiro) e λόγος (lógos, ciência, tratado).


Tá, legal, supimpa, mas por qual razão lógica, força maior da natureza, lei divina, classificação para o Mundial, alguém de TI vai estudar etimologia, já que o nosso objetivo é estragar a nossa língua misturando "portenglish", "espanhemão", etc, etc? A razão é a seguinte: para que entenda melhor o que está lendo e escrevendo!
Podemos encarar etimologia com programação: por que um administrador de rede tem que aprender técnicas de programação? Porque em algum momento ele pode se deparar com um script da vida e ele tem q pelo menos entender o que aquilo tá tentando fazer, sem precisar de um "programador intérprete" para ele.
Assim são as palavras, nós não vamos precisamos decorar o dicionário ou pesquisando na internet uma palavra pouco conhecida se nós sabermos a origem dela.
Ex: alguém aí sabe o que é isonomia? Antes de se sentir tentado a pegar um dicionário analise a estrutura dela: ela é composta de 2 radicais gregos iso(isos) + nomia(nomos), onde isos em grego significa 'igualdade' e nomos significa 'lei'. Então isonomia (isos + nomos) significa 'igualdade perante a lei'. Daí todas as palavras que vermos começando com iso já vamos saber que significa alguma coisa sobre igualdade e terminando com nomia ou nomio significa alguma coisa sobre lei. Daí não precisaremos usar todo o nosso poder mental e nerdice para conseguir entender o que realmente estamos lendo ou ouvindo! Legal né?

Ser quiser saber mais visite o blog:

Em breve estarei finalmente postando minhas aventuras com TI.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário